As fontes de pesquisa são o conjunto de materiais utilizados para consultar informações acerca do tema de interesse.
Afinal de contas, o que são fontes de pesquisa?
As Fontes de pesquisa, como o próprio nome já diz, é o conjunto de materiais que você utilizará para construir o seu Projecto de Pesquisa, ideia ou Trabalho Final de Curso.
Elas se diferem das referências bibliográficas porque as referências são apenas aquelas que você, de facto, consultou e utilizou, enquanto as fontes podem ser inúmeras, e você pode ler de forma apenas consultiva, e perceber que ela não necessariamente pode ser utilizada no seu referencial.
Então, pelo óbvio, você consultará muito mais fontes de pesquisa do que terá a lista de referências bibliográficas.
Ainda, neste sentido, um trabalho académico não poderá ser desenvolvido com apenas uma ou um número muitos limitados de fontes, porque isso vai demonstrar que você não fez uma pesquisa ampla, e depois, que o seu trabalho não tem aquele básico de fazer as fontes “conversarem” por meio das citações.
Referências ruins e de fontes questionáveis, por outro lado, enfraquecem a qualidade académica do trabalho e podem lhe custar a graduação, uma vez que o material utilizado pode ser plagiado ou conter conceitos e informações equivocadas que vão prejudicar a sua Monografia ou TCC.
E esse problema é mais comum hoje em dia, onde a maioria dos materiais utilizados como fontes de pesquisa pelos alunos de graduação está online.
Por esse motivo, é preciso ser criterioso com as referências que se utiliza e tomar cuidado redobrado para não reproduzir conteúdo que não tenha qualquer valor científico.
4 dicas para encontrar fontes de pesquisa confiáveis
1. Saiba o que você está em busca
O “saber o que buscar” pode parecer confuso, mas há uma forma bem simples de fazer, que é estabelecendo, ou delimitando, as palavras-chave.
Você pode começar de maneira mais ampla, como por exemplo “pesquisa académica”, e ir refinando para “metodologia da pesquisa académica”.
Quanto melhor for a sua delimitação, melhor encontrará fontes específicas sobre o seu tema, e menor será a chance de fugir do assunto.
2. Filtre as fontes de pesquisa
Com essa pesquisa você encontrará inúmeras fontes, por isso, deverá filtrá-las para entender quais possuem maior envolvimento com o seu tema e a sua área.
Utilizando ferramentas como o Google Académico, por exemplo, você pode filtrar a busca por datas desde logo, o que te poupará o trabalho de conferir depois.
3. Escolha fontes de pesquisa confiáveis
Você pode encontrar inúmeras fontes que são apenas “opinião” sobre certo assunto, ou a repetição da repetição.
As fontes confiáveis sempre citam outras fontes, o que permite que você faça a busca da fonte específica, evitando a utilização de “apud“.
Cuidado com artigos da internet que falam muito sobre um assunto científico, mas não relacionam fontes.
Igualmente, para garantir que a sua pesquisa tenha credibilidade, você pode utilizar como fonte instituições de estudos reconhecidas, centros de pesquisas e universidades ou grandes especialistas da área.
4. Diversifique as suas fontes de pesquisa
O uso da internet facilita muito a pesquisa, mas, em termos de confiabilidade, o bom e velho livro também tem que ser fonte de consulta.
Além de não poder editar o conteúdo depois de publicados, os livros também são mais facilmente encontrados e consultados, enquanto que o conteúdo online pode ser retirado do ar a qualquer momento.
Aliás, é muito bom folhear um livro impresso.
Lembre-se sempre que o trabalho de pesquisa tem sim que oferecer estes pequenos prazeres!
A Target Académica tem a função de apoiá-lo em todos estes processos e outros que não foram aqui mencionados.
Ate a próxima!
Deixe um Comentário