Dicas de Estudo para os Exames

--Dicas de Estudo para os Exames

Dicas de Estudo para os Exames

Como todos sabemos, estudar para os exames é muito mais do que olhar para os livros e apontamentos e achar que se está totalmente preparado.

Ganhar alguns hábitos de estudo e métodos podem mesmo fazer toda a diferença nos resultados esperados nos exames. Afinal, eles podem ditar o futuro académico do estudante e, como tal, a pressão é grande, o que faz com que muitos alunos não saibam lidar com a situação da melhor maneira.

Estudar para os exames pode ser um verdadeiro desafio. Mas que é facilmente ultrapassado quando a forma de estudar e os métodos que se utilizam são os mais adequados. Aqui ficam algumas dicas para um estudo eficaz.

Preparar o espaço e materiais de estudo

Se não sabe como estudar para os exames nacionais, pode começar por preparar o espaço onde irá estudar, colocando à sua disposição todos os materiais que serão necessários.

Sabia que a produtividade também está relacionada com o espaço onde está? Por isso mesmo, deve arranjar um local fixo onde possa estudar de forma confortável e que seja exclusivamente dedicado aos estudos.

Pense num espaço da sua casa onde não existam distracções tentadoras como televisão, cama ou até o sofá e assim que definir o seu espaço de estudo e mantiver essa rotina, o seu cérebro vai associando esse espaço ao momento de estudo.

Opte por imprimir os documentos para estudar

Uma das dicas para estudar para os exames, passa por sugerir os materiais impressos (tradicionais) como um método de estudo mais eficaz.

Claro que os tablets e computadores são definitivamente uma grande ajuda, mas a verdade é que acabam por ser sempre um meio muito mais propício para a distracção.

Alguns investigadores afirmam que a adopção de hábitos interactivos como clicar e apontar, por exemplo, melhora a experiência do ensino. Contudo, mais de 90% dos estudantes afirmam que preferem uma cópia impressa em vez de um dispositivo digital quando o assunto é estudar e trabalhar para a escola.

É claro que, e especialmente nos dia de hoje, há também uma forte componente sustentável em torno deste e outros assuntos, pelo que este pode ser um factor em análise, aquando da tomada de decisão.

Se optar por imprimir, porque é uma forma de estudo melhor, pense em reciclar papéis que tenha por casa espalhados, por exemplo.

Ouvir música

É verdade: ouvir música pode melhorar o humor dos estudantes e alterar toda a sua perspectiva de estudo em geral.

A capacidade de se concentrar em silêncio é deixada ao critério de cada um, até porque enquanto um estudante pode até só conseguir estudar a ouvir música, outro pode não conseguir manter a concentração de todo.

No entanto, muitos especialistas afirmam que ouvir certos tipos de música, pode ajudar os alunos a envolver partes do cérebro que os ajude a prestar atenção.

Relembrar em vez de “reler”

Em 2009, este método de estudo foi abordado por um professor de psicologia da Universidade de Washington, quando publicou um artigo na Psychological Science a aconselhar os alunos a não reler os conteúdos.

Segundo o professor, ler e reler os materiais pode fazer com que os estudantes pensem que estão a par do conteúdo, quando na verdade não estão.

Mas afinal, o que é sugerido? Que os alunos façam uma espécie de “recordação activa”, isto é, que leiam uma vez os conteúdos e que de seguida fechem o livro e recitem tudo para que consigam praticar a memória a longo prazo.

Ficamos por aqui… e até a próxima!

2023-07-03T10:41:05+02:00Tags: , |

Deixe um Comentário